Lançamentos Elétricos 2019: O futuro sem gasolina
Publicado em: 23-12-2019
Se os anos anteriores deram muitas pistas sobre o que estava por vir, 2019 chegou trazendo com toda força o que deve ser o futuro do setor automobilístico: Motores elétricos. Enquanto muitos duvidaram da capacidade de se construir motores movidos a este tipo de energia verdadeiramente potentes e com viabilidade comercial, marcas como a Porsche e a Mercedes decidiram agir, e mostraram com resultados e estreias impressionantes a que a tecnologia dos elétricos veio. Você está preparado para o futuro? Então confira cinco dos principais lançamentos elétricos apresentados ou já disponíveis para compra este ano, que vieram como uma amostra do que se deve esperar pela frente:
BMW i3
O modelo não foi novidade durante este ano para a marca, que já o disponibilizou para venda desde 2018, mas a novidade ficou por conta da sua atualização, que retirou o extensor de autonomia, equipando-o com baterias mais potentes e de maior capacidade, que aumentam sua autonomia de 188 para 440 km. O modelo é oferecido em três configuraçòes, todas com 170 cv de potência, duas exclusivamente elétricas e uma ainda com o extensor. A retirada do extensor de autonomia em 2019 revela a aposta e evolução da marca, que deve cada vez mais aperfeiçoar os motores e baterias elétricos para que sejam autossuficientes e equivalentes aos modelos de combustão.
Mercedes Benz EQC
Ele ainda nem chegou ao Brasil ainda, mas desde que foi anunciado já deu muito o que falar, isto por ser o primeiro SUV elétrico da marca, que começou a ser produzido em maio deste ano na Alemanha, mas já foi visto por aqui. O modelo foi apresentado na versão 400 4Matic, mas deve estrear apenas no ano que vem. Muito bem equipado com dois motores elétricos (um para cada eixo), ele conta com 408 cv de potência, e deverá concorrer diretamente com o Jaguar I-Pace e com o próximo modelo da nossa lista, que será seu principal rival. Apesar da velocidade limitada a 180 km/h, seu design surpreende e já carrega uma amostra dos modelos seguintes, que deverão compor as 130 versões e modelos híbridos e elétricos prometidos pela marca até 2022.
Audi E Tron
Primeiro modelo totalmente elétrico a ser produzido em série pela marca, o Audi E-Tron deve chegar ao Brasil apenas no primeiro semestre de 2020. O modelo deve que ainda nem estreou já possui concorrentes na categoria SUV, o que torna ainda maiores as expectativas em relação ao desempenho dos dois motores elétricos, com potência equivalente a 408 cv e autonomia de 417 km, indo de o a 100 km/h em 5,7 segundos. O conforto e o design foram muito bem trabalhados, e não deixam a desejar em relação aos seus principais concorrentes, agora resta descobrir qual deles será o melhor em vendas.
Tesla Cybertruck
Com capacidade para carregar 1507 kg e arrastar outros 3401 kg, a excêntrica e surpreendente picape criada pela empresa de Elon Musk fez sucesso por seu design diferenciado, em uma mistura futurista e que parece aguentar tudo. Sua autonomia de 402 km vem de dois motores elétricos, equipados com tração integral. O modelo deverá chegar ao mercado apenas em 2021 e terá três versões disponíveis com trem de força elétrico no eixo traseiro na versão de entrada, dois motores elétricos e tração integral na intermediária, além de três propulsores elétricos e tração integral no topo da linha.
Porsche Taycan
Se você desconfiava de elétricos até este ano, talvez precise conhecer um pouco mais sobre o Taycan. O tão famoso lançamento da Porsche ainda não chegou ao Brasil, mas já tem avaliações surpreendentes. O primeiro superesportivo elétrico da marca vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos na versão Turbo S, que com overboost pode elevar a potência dos 625 cv a incríveis 761 cv. Mesmo antes de sua estreia o modelo já havia sido levado a Nurburgring Nordschleiffe, onde bateu o recorde para veículos EV, completando uma volta em 7 minutos e 41 segundos.
Bônus: Porsche 99X Electric
O bônus da nossa lista só poderia se tratar de um modelo especial, e por isso trouxemos o modelo de estreia da Porsche na Fórmula E deste ano. O 99 X Electric já vinha sendo projetado a muito tempo com o intuito de chegar impecável à competição, e será pilotado durante toda a temporada por Neel Jani e André Lotterer. Com potência máxima de 240 KW (430 cv), ele vai de o a 100 km/h em 2,8 segundos, chegando à velocidade máxima de 280 km/h.
Todos estes lançamentos dão indícios sobre o que está por vir em relação ao mercado e muita coisa deverá mudar, mas será que os modelos à combustão serão mesmo substituídos? Não deixe de acompanhar o nosso blog para estar por dentro disso e muito mais.