Mercedes-Benz Classe G: A história por trás deste verdadeiro off road
Classe G
Publicado em: 14-07-2020
Produzidos há mais de 40 anos, os modelos da Classe G da Mercedes Benz são grandes ícones da história da marca. Desenvolvidos inicialmente para uso militar, o primeiro deles teve seu projeto iniciado já em 1972, em uma parceria entre a Mercedes-Benz e a Steyr-Daimler-Puch, hoje Magna Steyr, que em 1960 já produzia o Haflinger. Somente em 1979 ele teve sua produção destinada também ao público, tendo uma versão utilitária apresentada a partir de 1989. Ele segue sendo produzido pela fábrica situada na cidade de Graz, na Áustria, e aproximadamente 80% de toda a frota produzida segue ainda hoje em perfeitas condições de uso, ressaltando a qualidade e robustez. Existem apenas três gerações deste SUV anunciadas até hoje, e as suas atualizações realizadas ao longo dos anos, dizem respeito especialmente à motorização, interior e itens de segurança, alterando minimamente o conhecido design “quadradão” que é tão característico dos Classe G.
Provando que é possível se obter conforto mesmo em um modelo de aparência agressiva, o Classe G inicialmente concorria com o Range Rover, lançado em 1970 como pioneiro no segmento. Seu nome derivado da palavra Gelandewagen significa ‘Veículo para caminhos difíceis’ em alemão, e já na década de 70, ele possuía o objetivo de trazer o conforto de um sedã de luxo a um off road, conseguindo proporcionar um rodar mais macio e diversos opcionais como forrações das portas.
Em 1992 os modelos da Classe G atingiram a marca de 100.000 unidades produzidas. O Vaticano trouxe a eles também o título de papamóvel, quando um 230 G passou a ser utilizado pelo Papa João Paulo II em 1980, sendo equipado com uma cúpula inicialmente removível e com elevação dos bancos traseiros, para que o Papa pudesse estar visível às multidões, mas esta cúpula veio a ser blindada e fixada ao veículo posteriormente, após a tentativa de assassinato sofrida por ele em 1981. Os exércitos de diversos países também adotaram modelos da Classe G com adaptações para o uso pesado, entre eles Áustria, Dinamarca e Estônia. Na Grécia ele é utilizado pela Força Aérea, Marinha e Polícia. Sua última geração foi revelada mundialmente no Salão de Detroit de 2018 e se destacou pelo refinamento, com acabamento em fibra de carbono e madeira e sistema de som premium com sete alto falantes.
Lançamentos e atualizações da Classe G desde 1979
W460/W461 - Modelos militares
1979:
- 300 GD - 88 cv (I5)
- 240 GD - 72 cv (I4)
- 280 GE - 156 cv (I6)
- 230 G - 90 e 102 cv (I4)
1982 :
- 230 GE - 125 cv (I4)
1987:
- 250 GD - 84 cv (I5)
W463 - Modelos utilitários disponibilizados a partir de 1989
1991:
- 350 GD - 113 cv (I6)
1993:
- 500 GE - 241 cv (V8) Limited Edition
1998:
- G 500 - 300 cv (V8)
- G 320 - 215 cv (V6)
1999:
- G 55 AMG - 354 cv (V8)
2002:
- G 63 AMG - 444 cv (V12) Special Edition
2003:
- G 55 AMG - 476 cv (V8)
2007:
- G 55 AMG - 500 cv (V8)
- G 500 - 388 cv (V8)
2010:
- G 350 BlueTEC - 211 cv (V6)
2012:
- G 65 AMG - 612 cv (V12)
- G 500 - 300 cv (V8)
- G 63 AMG - 544 cv (V8)
2013:
- G 63 AMG 6X6 - 544 cv (V8)
2015:
- G 500 4X4² - 500 cv (V8)
- G 350 D - 245 cv (V6)
- G 500 - 422 cv (V8)
- G 63 AMG - 571 cv (V8)
- G 65 AMG - 630 cv (V12)
2017:
- Mercedes-Maybach G 650 Laundalet - 630 HP (V12) - Produção limitada a 99 unidades
2018:
- G 500 - 422 cv (V8)
Modelos 2020 disponíveis:
- G 63 AMG - 585 cv (V8)
- G 63 AMG - 585 cv (V8) Edition 1
Na fábrica de Graz, na Áustria é possível experimentar toda a potência dos Classe G no G-Class Experience Center. Uma área de 100.000 m² preparada para entusiastas e especialistas off road que desejam testar seus limites pessoais com os modelos Classe G em condições extremas e acompanhados de instrutores profissionais.