Por quê a maioria dos superesportivos tem motor central traseiro?
Para entender um pouco mais sobre os motivos para utilizar o motor central traseiro em modelos superesportivos, é fundamental ter em mente que o posicionamento do motor faz toda a diferença para a distribuição de peso do carro, o que significa dizer que sim, um carro pode se tornar também mais ágil e até mesmo mais veloz se o motor estiver bem posicionado!
Publicado em: 15-09-2021
Para entender um pouco mais sobre os motivos para utilizar o motor central traseiro em modelos superesportivos, é fundamental ter em mente que o posicionamento do motor faz toda a diferença para a distribuição de peso do carro, o que significa dizer que sim, um carro pode se tornar também mais ágil e até mesmo mais veloz se o motor estiver bem posicionado!
No caso dos modelos que possuem motor central traseiro, acontece uma melhor distribuição de peso entre os eixos, reduzindo o peso dianteiro, o que exige um acerto dinâmico completamente diferente em comparação à maioria dos modelos tradicionais, em que a dianteira “puxa” o veículo.
Nestes modelos, é o powertrain que “empurra”, aumentando a tração e deslocando a massa para trás nas acelerações, justamente onde ficam as rodas motrizes que recebem a maior parte do torque no caso dos esportivos com tração integral.
Além disso, por este ser um posicionamento tipicamente utilizado em superesportivos, que costumam ser modelos mais baixos, isso faz com que o centro de gravidade favoreça a entrada nas curvas, mas com alguma saída de traseira, já que se tratam de carros muito potentes, que também exigem reações diferentes dos modelos com tração dianteira segundo Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil.
Mas o queridinho dos superesportivos acaba por ocupar um espaço considerável na parte central dos modelos, o que faz com que os bancos traseiros sejam excluídos e a montagem de transmissão fique à frente do motor. Na maioria das vezes os motores utilizados nestes projetos são os seis cilindros em linha ou opostos, V6, V8, V10, V12 ou até W16 - caso do Bugatti Veyron.
Em resumo, os benefícios deste posicionamento do motor vão além da agilidade nas curvas, já que eles também entregam maior capacidade de tração em acelerações, aumentando o desempenho dinâmico sem sobrecarregar mais um dos eixos.
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