Porsche 911 GT2 EVO: O Santo Graal dos puristas
Chamado de “Santo Graal dos puristas”, o Porsche 911 GT2 EVO certamente é um dos modelos mais notáveis, não apenas da fabricante alemã, mas sim de toda a história do automobilismo.
Publicado em: 11-03-2022
Como o modelo surgiu?
Após a chegada da quarta geração do 911 em 1993, a Porsche apostou em refinar mais ainda o instinto esportivo do modelo, implementando a linha GT2 em seu catálogo, que trazia modificações no motor e na carroceria do esportivo alemão.
O carro que já trazia um grande apelo esportivo, ganhou uma variação com preparo para as pistas e legalizado para as ruas. Contudo, os avanços ainda continuaram e em 1995, a alemã lançou mais um modelo, o 911 GT2 EVO.
O 911 GT2 EVO é ainda mais exclusivo
Existem apenas 11 exemplares do GT2 EVO em todo o globo. O modelo era feito apenas por encomenda, construído com base no GT2 regular, que por sua vez era feito com base no 911 turbo. Porém, o GT2 era feito para que fosse homologado para as ruas, já o GT2 EVO era exclusivo para as pistas.
O design do modelo é único
Em seu desenvolvimento, o pára-choque foi redesenhado, trazendo mais abertura para os sistemas de arrefecimento do motor e um gancho para reboque presente nos carros de corrida.
Já na lateral, os splitters ganharam ainda mais aerodinâmica, o capô ganhou pinos e o pára-brisa ganhou travas de segurança. Nas laterais, a carroceria ficou ainda mais larga que a do seu irmão. Na parte traseira, o pára-choque levou mais um par de escapamentos esportivos e o aerofólio recebeu uma extensão da asa, que o deixava mais alto que o teto do carro.
No interior, o banco do carona foi removido e o do piloto trocado por um de corrida, tendo apenas o painel mantido semelhante ao do GT2. As laterais da porta foram trocadas, o carpete removido e o volante também foi trocado por um modelo mais esportivo e com mais aderência às mãos. Uma gaiola de proteção também foi adicionada ao interior.
O Santo Graal dos puristas apresenta maior potência
Dentro do capô, a composição é ainda mais impressionante. O motor bi-turbo de 3,6L do GT2 que entregava 424 cavalos, passou a ter 600 cavalos no GT2 EVO, que entrega cerca de 67,7 Kg de torque, o tornando um dos Porsches mais potentes já fabricados, atingindo os 100Km/h em cerca de 3,3 segundos.
O GT2 EVO é um verdadeiro carro de corrida, com todo o seu funcionamento repensado para entregar o máximo em desempenho para as pistas. O esportivo conquistou um currículo de sucesso, com mais de 10 primeiros lugares e 20 pódios em 91 corridas que participou entre os anos de 1995 e 2000.
Em suas corridas de estreia, o modelo já mostrou para o que veio, conseguindo conquistar o segundo lugar nas 4 horas de Jerez e 4 horas de Paul Ricard. Pilotos famosos como Jean-Pierre Jarier, Bob Wollek e Hans-Joachim Stuc são alguns dos nomes que sentaram atrás do volante do 911 EVO.
Não se sabe ao certo o valor que ele era vendido na época, mas em 2016 um dos 11 exemplares foi leiloado por cerca de $1,7 milhões de dólares, que convertido para a moeda brasileira, chega a R$5,5 milhões.
Gostou deste artigo? Então, continue acompanhando todos os conteúdos exclusivos publicados pela PDKMotors!