Porsche 918 Spyder: Uma obra-prima híbrida
Considerado um dos mais impressionantes hipercarros já produzidos pela Porsche, o 918 Spyder, lançado em 2012, é o primeiro hibridizado do Centro de desenvolvimento de Weissach, berço de todos os modelos Porsche.
Publicado em: 19-08-2021
Considerado um dos mais impressionantes hipercarros já produzidos pela Porsche, o 918 Spyder, lançado em 2012, é o primeiro hibridizado do Centro de desenvolvimento de Weissach, berço de todos os modelos Porsche.
O modelo conta com dois motores elétricos e um V8 de 4,6 litros com 9.000 rpm, que juntos levam o hiperesportivo de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e entregam velocidade máxima de 345 km/h.
Frank-Steffen Walliser, o idealizador do projeto do 918, descreveu sua criação como o melhor motor já feito pela Porsche, entregando 616 cv de potência, que se somam aos outros 282 cv fornecidos pelos motores elétricos. No ciclo de teste NEDC (New European Drive Cycle), projetado para medir o nível de emissão dos motores de automóveis, ele emite apenas 70g/km de CO2.
Mas o V8 não é o único que merece destaque no 918, já que o motor elétrico plug-in Porsche (que pode ser carregado diretamente por meio de uma tomada) possui bateria de 6,8 kWh, com alcance elétrico de 19,3 km, capaz de levar o Spyder de 0 a 100 km/h em 7 segundos apenas através da eletricidade.
Seu motor elétrico traseiro é montado entre o V8 de 135 kg e a caixa de dupla embreagem de sete marchas - o famoso câmbio PDK - enquanto a tração dianteira é puramente elétrica. Os motores elétricos e o V8 à combustão podem funcionar de forma conjunta ou separados, a depender das condições de uso e da disponibilidade de energia das baterias.
Um exemplo é quando acima de 235 km/h o motor frontal é desligado e o 918 passa a ter apenas tração traseira. As centrais eletrônicas também controlam a distribuição do torque entre as rodas, deixando clara a estratégia eletrônica pensada para o 918, já que este tipo de ajuste faz com que ele se comporte da forma mais adequada possível em diferentes situações, seja na estrada ou na pista.
Por conta do motor V8, o braço duplo de alumínio é semelhante ao RS Spyder racer, com amortecedores adaptáveis padrão, e para tornar a pilotagem mais personalizada, é possível utilizar o seletor no volante, que oferece quatro modos de direção diferentes: E-Power, Hybrid, Sport Hybrid, Race Hybrid e Hot Lap.
Em todos eles a direção é bastante precisa, com grande capacidade de ajuste do chassi, mas um exemplo de foco no desempenho e esportividade é quando se coloca o seletor do volante no modo Hot Lap (volta quente), que pode ser usado para a tomada de tempo em uma volta, dedicando assim todo o esforço à tração e dispensando o V8 da sua função secundária de carregamento das baterias.
Inspirado em dois campeões: o 917 vencedor da 24 Horas de Le Mans (1970 e 1971), e o RS Spyder, colecionador de vitórias na American Le Mans Series e European Le Mans Series (2005), o 918 foi desenvolvido ao longo de três anos, a partir de 2010, com 25 protótipos de pré produção construídos antes da montagem das 918 unidades de produção que chegaram ao mercado.
Ele possui como opcional o pacote Porsche 918 Spyder Weissach, que substitui a pintura geral da carroceria pelo acabamento adesivado, não inclui o dispositivo de carga rápida para as baterias, mantém a fibra de carbono exposta na cabine e diminui o isolamento acústico. O resultado de todas estas alterações é a redução de 41 kg no peso total do hiperesportivo.
Assim como os Fórmula 1, a construção do 918 Spyder é com o chassi separado da carroceria, sendo as duas partes feitas em fibra de carbono e plástico reforçado, o que não impede uma grande rigidez torcional do chassi que tem função estrutural e permite que a carroceria seja mais leve, pensada em questões de estilo e aerodinâmica.
Na dianteira a suspensão é do tipo duplo A, enquanto a traseira conta com suspensão multilink, ambas acompanhadas de rodas de magnésio leves, que economizam 14 kg no peso final do carro. Esta economia também ocorre nos rolamentos de roda de cerâmica que são 700g mais leves e no suporte de capô de fibra de carbono que tem 500g a menos.
O interior do 918 conta com excelente acabamento, bancos em couro, volante multifuncional de série, console touch que comanda ar condicionado, central multimidia e outras funções, além de incluir um sistema de som da marca Burmester como item opcional, que por sinal teve ótima aceitação pelos compradores. A segurança fica por conta dos oito airbags - dois frontais, seis laterais nas portas e nos bancos - e dos controles eletrônicos de tração, torque e suspensão.
Curiosidades
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Entre as 918 unidades produzidas - todas numeradas - somente três chegaram ao Brasil, compradas em 2012 e levaram dois anos para serem entregues, com a última chegando ao proprietário somente em 2014, e somente uma inclui o pacote Weissach.
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Para os que acharam pouco apenas um Porsche envolvido nesta negociação, a fabricante permitiu que cada comprador do 918 não apenas no Brasil, tivesse a opção de adquirir uma série especial do 911 inspirada no 918, que tinha como base o modeloTurbo S, pintura cinza e detalhes em verde claro na carroceria e nas pinças de freio, assim como o Spyder. De acordo com a Porsche, pelo menos um dos compradores do hiperesportivo ainda possui esta edição especial do 911 no Brasil.
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Juntamente com a Ferrari LaFerrari e a McLaren P1, o 918 já formou o trio de carros mais rápidos do planeta, chamando a atenção de famosos e entusiastas dos modelos mais impressionantes do mercado. É claro que alguns deles decidiram se presentear com uma unidade, como o jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint Germain, que foi visto a bordo do Spyder e o jogador de basquete do Los Angeles Lakers, LeBron James, fotografado em uma estrada dos Estados Unidos guiando a sua unidade do 918.
Infelizmente para aqueles que se sentiram encantados pelo hiperesportivo, o modelo teve sua última unidade de número 918 produzida em 2015 e segue fora de linha até o momento. Para os mais esperançosos, fica a expectativa de uma versão totalmente renovada e quem sabe 100% elétrica em um futuro próximo.
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