Tudo sobre teto solar: conheça os diferentes tipos, suas características e vantagens
Foto: Reprodução

Como surgiu?

Quando o setor automotivo cresceu no ano de 1930, na Alemanha, a atual líder mundial em tetos solares, tetos panorâmicos, tetos conversíveis e aquecedores de estacionamento, Webasto, deu início às operações pioneiras. 

Naquele tempo, os carros eram mal ventilados e os proprietários tinham que optar entre um conversível com teto de tecido dobrável ou um carro com uma capota rígida. E foi aí que a Webasto desenvolveu a solução, em 1932: o teto dobrável, que podia ser aberto pela parte do meio, combinando os benefícios de um teto rígido e um teto de tecido.

Garantindo uma visão deslumbrante da paisagem, enquanto as viagens aos Alpes se tornavam cada vez mais comuns, o teto dobrável passou a ser utilizado em diferentes automóveis, como o ônibus e sua produção em massa começou na metade dos anos 30.

Já nos carros de passeio, o teto dobrável começou a ser integrado à Mercedes 170 da Mercedes-Benz. No entanto, com o passar dos anos, a Webasto continuou trazendo inovações, como em 1956, oferecendo o primeiro teto em aço deslizante para a Mercedes-Benz, nos modelos 180 a 220, além da classe especial 330, ou “Adenauer”. 

Por fim, no ano de 1974, foi desenvolvido o teto de vidro para o Ford Fiesta.

Vantagens

Proporcionando uma experiência completa, o teto solar gera uma atmosfera agradável para aproveitar a paisagem dentro do veículo, com sensação de amplitude e liberdade. Se comparado com os vidros laterais abertos, o teto solar garante uma ventilação muito mais silenciosa e agradável.

Além disso, o teto solar ajuda a desembaçar os vidros em dias de muito frio, ventila e renova o ar no interior do carro, sendo uma ótima opção para fumantes e é muito mais seguro do que abrir os vidros laterais.

Os tetos solares, atualmente, são equipados com proteção contra a radiação ultravioleta, reduzindo de maneira considerável o calor dentro do carro.

Tipos de teto solar

Teto solar convencional

Consideravelmente menor do que o teto solar panorâmico, o teto solar convencional pode ter abertura manual ou elétrica (automática). No caso da abertura manual, alguns tetos solares são de tipo pop-up, com um fecho semelhante ao de uma janela residencial. 

O nível de abertura costuma ser duplo para ambos os casos, tendo abertura para cima e para trás. Dessa forma, é possível erguer um pouco o vidro, mantendo uma pequena fresta, ou correr o vidro por completo, abrindo todo o espaço do teto solar.

Há alguns anos atrás, era comum ver tetos solares em carros sedãs. Já atualmente, você pode encontrar tetos solares mais facilmente em esportivos de luxo e SUVs.

Teto solar panorâmico

Assim como o nome diz, o teto solar panorâmico não somente proporciona uma visão panorâmica a partir da parte superior do veículo, mas também é muito maior que o teto solar convencional. 

Em relação ao seu funcionamento, a funcionalidade da abertura é bem semelhante, sendo manual ou automática, com a única distinção de que o teto nem sempre é móvel, mas fixo.

No teto solar panorâmico, o tamanho é tão maior que o convencional, que até mesmo a experiência da presença do vidro é melhorada. E para quem não deseja muita incidência de luz no veículo, basta utilizar o forro ou cortina.

Existem algumas pequenas variações nos tamanhos dos tetos panorâmicos, porém a maior parte costuma ir até a altura do banco traseiro, que faz abranger uma área bem maior.

Teto solar duplo

A diferença do teto solar duplo é a de que possui dois painéis de vidro, abrangendo mais da metade da área do teto do carro. 

Teto solar embutido

Neste modelo, o painel pode ser de vidro, metal, ou até mesmo de fibra de carbono, deslizando entre o forro e o teto, permitindo que eleo teto baixe de 5 a 10 cm, além de proporcionar a abertura total do teto. Suas principais características são o fechamento automático, antiesmagamento e sensor de chuva. 

Teto solar dobrável 

Oferecendo a conveniência e o conforto do teto solar, o teto solar dobrável apresenta abertura retrátil, como a capota retrátil de modelos conversíveis. Feito de tecido, quase sempre de vinil, o teto dobra para trás enquanto desliza para abrir.

Após um longo tempo ausente nos mercados europeus e norte-americanos, o teto solar dobrável está voltando com diversas opções instaladas de fábrica.

Você já conhecia todos estes tipos de tetos solares e suas vantagens? Não perca os nossos próximos conteúdos e fique por dentro de todas as curiosidades do mundo automotivo.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKMotors para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!